sexta-feira, 9 de maio de 2014

Diagramação

Como tenho dito até agora, meu livro de terror Entre Demônios é um trabalho totalmente independente, estou sendo adepto do "faça você mesmo" em prol da economia.

Como eu informo na página A Capa deste blog, eu mesmo criei a arte do meu livro, já que já havia feito trabalhos com imagens antes e conheço bem o photoshop.

Outro processo por qual todo livro passa é a diagramação e é de extrema importância que seja bem feita. Caso eu tivesse uma editora certamente ela faria isso, assim como a capa, porém se tratando de um trabalho independente, ou eu faço ou eu contrato alguém para fazer.

Bom... na minha visão, word não tem mistério, também utilizo essa ferramenta desde adolescente e sempre gostei de explorá-lo, mais uma vez em prol da economia, pesquisei sobre a diagramação de livros e "meti as caras"!

Como já informei meu livro está passando por uma última revisão que achei merecida e resolvi me aprimorar na diagramação, descobri grandes erros e consegui fazer diversas melhorias.

À exemplo disso, a versão que publiquei anteriormente tinha 277 páginas, com a diagramação nova, passou para 230, com exatamente o mesmo conteúdo, lógico que isso influenciará no preço, não muito, mas irá.

E tudo bem que ignorei alguns padrões, como por exemplo a fonte em que a recomendada é 12, pessoalmente acho que é grande demais, ocupa muito espaço sem necessidade, estou colando 11 na versão atual e esta pequena diferença por letra resultou numa enxugada muito boa no livro.

Resumindo, esse post foi apenas para comentar sobre como percebi a importância de uma boa diagramação, além de o livro estar muito mais bonito, harmônico e com cara de livro profissional.

E sem dúvida, a apresentação, a organização, a aparência confortável e atrativa para o leitor são fatores importantíssimos que precisam ter muita atenção de quem estiver editando o livro, seja um editor ou o próprio autor.

Em breve a verão definitiva de Entre Demônios.

Abraços a todos e um ótimo fim de semana.

Nenhum comentário :

Postar um comentário